Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PÍLULA 12 - FUSÍVEL e DISJUNTOR

Olá, bom ter você aqui.
Aproveite bem a leitura.

Caso tenha dúvidas, 
deixe-as nos comentários, ok?


ESTÁ CHEGANDO O DIA:
AULÃO QUEBRA A CUCA 2011
SÓ PARA ENTRAR NO CLIMA
abertura do aulão 2010
(Garanta a sua vaga!!!)



Vamos lá ...

Para proteger dispositivos e circuitos elétricos é comum utilizarmos limitadores de corrente (como o próprio nome já deixa claro, esses dispositivos de proteção só permitem a passagem de corrente até um valor preestabelecido)

Ano passado (2010), tanto na prova aplicada quanto na re-aplicada, foi cobrado um item onde você deveria escolher qual o valor do limitador adequado a cada situação.

IMPORTANTE, escolher / determinar o limitador implica em encontrar a máxima corrente que pode circular pelo circuito, ok? Daí, quando a questão solicitar que você escolha, ou determine, um fusível ou disjuntor, a primeira coisa que você deve saber é a corrente de funcionamento do aparelho (ou circuito) que deve ser protegido.
Como tanto o fusível quanto o disjuntor limitam a passagem de corrente a um máximo preestabelecido, deve-se ter em mente que:

i (aparelho / circuito) < valor nominal (fusível / disjuntor)
Em geral, as questões dão os valores da potência (P) do aparelho (em watt) e a tensão elétrica (U), ou d.d.p. (em volt), que se relacionam com a intensidade de corrente pela expressão:
 
i = P / U

IMPORTANTE: Caso você tenha mais de um aparelho para ser protegido pelo mesmo fusível, ou disjuntor, fique atento a "regra" do OU / E:

Se você vai ligar um aparelho OU outro aparelho, deve-se calcular a corrente utilizando a potência, P, que for maior.

i = P(maior) / U

Se você vai ligar um aparelho E outro aparelho (ou seja, ambos ao mesmo tempo), deve-se calcular a corrente utilizando a potência, P, total (somatório das potências dos aparelhos).

i = P(total) / U

Entendeu tudo até aqui?

Quaisquer dúvidas, já sabe, poste-as nos comentários, ok?


É importante entender, também, que:

  • o FUSÍVEL tem como princípio de funcionamento o efeito JOULE (ou térmico). A corrente elétrica ao percorrer o condutor transforma energia elétrica em energia térmica. Quando a corrente excede um limite preestabelecido, o material do fusível derrete (se funde) e o circuito se abre, ficando assim protegido

  •  o DISJUNTOR moderno, tem como princípio de funcionamento o efeito OERSTED (ou magnético). A corrente elétrica ao percorrer um condutor gera, em torno dele, um campo magnético de intensidade proporcional a intensidade de corrente (i). Uma trava, no disjuntor, é tracionada e, sempre que a corrente excede o limite preestabelecido, essa trava é deslocada e o circuito fica "em aberto" e, por isso, protegido.


Bom,
é isso!

Daqui para frente, você deve lembrar, quando um item solicitar de você a escolha de:

FUSÍVEL ou DISJUNTOR

  (CLIQUE para ampliar)


VAMOS EXERCITAR AGORA
HOJE, SÓ QUESTÕES do NOVO ENEM



Entendeu tudo?
TODO dia uma nova PÍLULA
volte sempre e pegue a sua.
Que tal me dar uma
forcinha na divulgação do blog?
via twitter (o meu é @tioivys)
via facebook (o meu é Ivys Urquiza)
e conversando com a galera
na escola / cursinho.
Valeu pela ajuda.

Bons Estudos 


4 comentários:

Anônimo disse...

Tio Ivys, gostaria de saber quais os tipos de conversão (como o de w para Kw) são mais importantes de lembrar pra prova do ENEM. Estou com dificuldade nesse detalhe.
Obrigada!

Anônimo disse...

Tio Ivyyyyysssss, teu blog tá como as bombas de Hiroshima e Nagasaki, BOMBANDOOOOOOOOOO; destruindo todas as dúvidas de nós alunos.

ME DIGA, VÁ, O SEGREDO DESSE SUCESSO!!

Quando é que tu vai pra Tv falar sobre tudo isso?

Abraços,

Mônica (fã nº1 ou já tem outros fãs?)rsrsrs.

Anônimo disse...

Por favor tio Ivys, fale sobre o aulão quebra cuca, onde será, quando e quanto.

Ah sim...eu não sei bem ver onde vc responderá, ms eu gostaria de saber sobre as lâmpadas comuns, aquelas que sublimas quando aquecidas...me diga, como o tungstênio volta a fiação...só pela pressão?

Desculpe qualquer mal posicionamento e eu volto amanhã para tomar a minha pílula diária.
Abraço

Anônimo disse...

Muito bom, Ivys, valeu pela dica do Efeito Oerstead no disjuntor, não tinha me tocado nisso. mas também existem os que abrem circuito por dilatação térmica, não é? Ah, só pra confirmar, disjuntores devem ser postos em série no fio fade da rede elétrica da casa, certo? Brigado pela força que você nos dá, fessor, tá ajudando muito.
@tuiterrodrigo