Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2011

PÍLULA 15 - CORDAS VIBRANTES



Seja bem vindo(a)
Como andam os estudos?
Vindo todo dia tomar sua "pílula"?


Vamos lá:


Certamente, você já deve ter parado para ouvir um amigo tocando violão ou, talvez, assistido a uma apresentação de orquestra e percebido os diversos sons que são produzidos pelos instrumentos de corda.

No violão, 6 cordas de espessuras e massas diferentes (3 mais grossas - bordões e outras 3 mais finas - primas) permitem uma diversidade de sons agradáveis aos ouvidos.

Na orquestra, vários são os instrumentos que produzem sons a partir da vibração de cordas. Dos mais conhecidos, contrabaixo e violino estão nos extremos da sonoridade, o primeiro produzindo sons de baixa frequência (graves, também chamados baixos) enquanto o outro produz sons de alta frequência (agudos, também chamados altos)


Em tempo, a ALTURA de um som é a qualidade sonoro que permite ao ouvido distinguir sons de frequências diferentes. Sons GRAVES são sons de frequências menores, por isso são também chamados BAIXOS. Sons AGUDOS são sons de frequências maiores, por isso são também chamados ALTOS.


Ao vibrarmos uma corda cujas extremidades estão fixas, esta corda produz um som de frequência fundamental dada pela expressão:


 Onde: 

  • F é a força de tensão na corda (lembre-se que no violão, quanto mais apertada está a corda mais agudo é som produzido por ela);
  • μ é a densidade linear da corda (lembre-se que no violão, cordas mais grossas produzem sons mais graves);
  • L é o comprimento da corda.

Atenção, no violão, mudamos o som produzido por uma corda ao mudarmos a posição onde a corda está pressionada. A parte da corda que vibra está entre o ponto de pressão e o corpo do violão, a medida que aproximamos o ponto de pressão do corpo do violão, o som vai ficando mais agudo. Ao tocarmos a corda solta, produzimos (para uma mesma tensão) o som mais grave dela.

Numa orquestra, de forma geral, instrumentos da família de cordas cujas cordas são mais curtas produzem sons mais agudos (altos) e instrumentos de cordas mais longas, sons mais graves (baixos).


Violino, viola, violoncelo e contrabaixo podem ser tocados com arcos (vareta madeira com crina de cavalo) ou dedilhados com a ponta dos dedos (pizzicato). A harpa sempre é dedilhada.

Uma última informação: no piano, as cordas são percutidas através de pequenos martelos que são acionados pelo toque das teclas. Por isso, o piano é classificado (de acordo com Hornbostel-Sachs) um instrumento de percussão (cordas percutidas).

Abaixo dois vídeos para você entender um pouco mais sobre o funcionamento do piano:




(funcionamento do martelo de um piano)


(um afinador de piano em seu trabalho)

E, para relaxar, uma inusitada apresentação: Tocando "piano" com o pés:



(Bach - Tocatta & Fugue)

É isso, daqui para a frente, se um item cobrar conhecimento sobre instrumentos musicais com cordas, você deve lembrar de:

CORDAS VIBRANTES


E aí?
Entendeu tudo?

VAMOS as QUESTÕES?




9 comentários:

Anônimo disse...

Um amigo me falou que você era o melhor professor de física que ele conhece e indicou o blog. Realmente é maravilhoso! Só é possível transmitir conhecimento dessa maneira tão criativa quando se ama a profissão. Parabéns!

Anônimo disse...

Professor, quando, quanto e onde será o AULÃO QUEBRA A CUCA 2011?? Obrigada!!

Tio Ivys disse...

Fico muito feliz por saber que o trabalho está funcionando. Muito feliz MESMO.

Grato pelas palavras.

Sobre o aulão quebra cuca, será dia 15 / out (sábado) e as vendas de ingressos acontecem (entre outros lugares) através do (82) 3031 3610 MAceió ISoladas.

Anônimo disse...

Adorei o site, professor. Estou mandando em física, e é legal perceber o quanto a usamos no dia-a-dia sem perceber. Obrigada por essa oportunidade, já "tomei" as 15 pílulas postadas até agora, e, até o ENEM, quero estar curada! rsrs Parabéns pelo site, bjjs
Aluna Contatiana.

Enzo disse...

Professor fiquei com uma dúvida aqui: http://2.bp.blogspot.com/-W7giIh0kCz0/TpGyGYy4sXI/AAAAAAAAAUU/kAj3k27XwD0/s1600/P+15+2011.jpg o correto não seria "Agudo = Alto (f MAIOR*) ??

Tio Ivys disse...

Grande ENZO,

é exatamente isso.

já foi corrigido. Grato pela atenção.

Bons estudos.

Venha todo dia tomar "sua pílula"

Anônimo disse...

Mister Ivys,o tempo ta acabando e nós precisamos saber mais sobre o assunto de termologia q diz respeito a:irradiaçâo,convecção..i o blá blá todo!
Porque são questoes q confundem na hora d responder... i no enem nem se fala¬_¬, adoraria ler a sua explicação.
thank´s teacher*__*
=* write soon.!

Rafael disse...

Mais uma vez aqui consumindo minhas pílulas de tdos os dias.

Juliana Carla disse...

Um dos melhores professores de física,quem gosta da profissão é outra coisa né.
Estou aprendendo muito aqui no seu blog.Muito obrigada ,de coração.E por favor, continue nos ajudando. Abração..