Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2011

SIMULADO GUIA DO ESTUDANTE


Aconteceu no sábado, dia 21 de maio de 2011, o simulado GUIA do ESTUDANTE (da Editora Abril).

Abaixo meus comentários e minha proposta de resolução de cada uma das questões. Se preferir ver todas as questões antes de ler a resolução pode clicar aqui: QUESTÕES de FÍSICA do simulado GUIA do ESTUDANTE. Caso prefira ler todas as resoluções de uma só vez, você pode clicar aqui: RESOLUÇÕES simulado GUIA do ESTUDANTE.
Boa leitura e bons estudos!!!

QUESTÃO 16:

Uma questão que apresenta um tema bem atual (uso de cinto e cadeira especial para crianças), com resolução simples.


Importante chamar a atenção para um detalhe: uma aceleração de 50g (50 vezes a aceleração da gravidade) certamente causaria danos, tanto a criança quanto ao adulto, ainda que estivessem de cinto. De acordo com o artigo: aceleração e força G o recorde de aceleração suportada por uma pessoa foi de 46,2g.


QUESTÃO 17:

Tema abordado em prova do ano passado (reaplicada 2010) é tratado na questão de forma direta e clara.



QUESTÃO 18:

Tema sempre abordado pelo ENEM, a questão aborda a economia de energia elétrica ao fazer substituição de um tipo de lâmpada por outro. A única ressalva é que para determinar o consumo de energia (e comparar seus valores para determinar a economia) é preciso conhecer o intervalo de tempo de uso de cada aparelho. Na questão, como foi omitida a informação tempo, pode-se esperar que o elaborador com isso queria que o estudante considerasse o mesmo tempo de utilização (mas o estudante não é obrigado a "adivinhar" o que não está claro no texto):


QUESTÃO 19:

Uma questão de Óptica Geométrica que não surpreenderia se estivesse, também, na prova de matemática e suas tecnologias, visto que se trata de uma questão que envolve proporcionalidade de medidas. Questão simples que aborda de forma lúdica o tema ângulo visual.



QUESTÃO 20:

Tema atualíssimo e que muita gente acha provável que será cobrado na próxima edição do ENEM.
ATENÇÃO: lembre-se que antes de um item ser utilizado na prova, ele deve ser criado, revisado e testado para atribuir-lhe um valor que servirá de futura referência para o cálculo na TRI. Talvez os elaboradores até tenham criado questões sobre esse tema, não sei se esses itens tiveram tempo de ser testados (em breve saberemos):


QUESTÃO 21:

Questão simples, de aplicação da Lei de Boyle. Bastante recorrente quando se trata de gases no ensino médio. Acredito que a maioria dos alunos não encontrou dificuldades para resolvê-la.


QUESTÃO 22:

Na minha opinião, a melhor questão de Física da avaliação. Interessante abordagem de custo que leva em consideração não apenas o custo da energia, como é comum na maioria das questões sobre o tema, mas também o custo da água utilizada (que inclusive é quase 4,5 vezes maior que o custo da energia). Parabéns ao elaborador do item.


Aí estão as questões. Senti falta de uma questão de ondulatória (tema abordado em todas as avaliações do ENEM de 2009 e 2010). Prova enxuta, com textos, em sua maioria, não muito longos e relevantes para a compreensão e resolução do item.

Gostaria de chamar a atenção que, das questões de CIÊNCIAS da NATUREZA e suas TECNOLOGIAS, os itens de Física foram os únicos que NÃO se utilizaram de questões do tipo verdadeiro ou falso (camufladas em questões para analisar itens I, II, III, ... e escolher quais são corretos e quais não são). Esse tipo de questão, assim como questões de identificação da alternativa incorreta não mais serão utilizadas nos itens do novo ENEM. Fica a dica para os elaboradores dos itens de Biologia e Química.

Gostou?

Indique para um amigo. Cole o link em seu blog. Divulgue com seus seguidores no twitter e facebook.

Quer comentar algo? Vou adorar ler e responder seus comentários.

Quer estar sempre atualizado? Volte sempre. Cadastre-se aí ao lado. Siga-me no twitter: @tioivys

Bons Estudos

5 comentários:

Keevin disse...

Muito boa a sua resolução, você deve ser um ótimo professor. Até criou um bot no twitter para mostrar a resolução para várias pessoas. Estou curioso como o seu bot me localizou.
Parabéns.

Tio Ivys disse...

Keevin, não criei um bot no twitter. Acompanho na "força bruta" os twitts que falam sobre ENEM. Foi assim te localizei.

Grande abraço.
seja sempre bem vindo.
@tioivys

Unknown disse...

Cara muito bom as suas resoluções, Parabéns mesmo, espero que coloque mais post, é um bom blog para quem quer estudar pro Enem, e ficarei ligado nos seus post do twitter ' aproveiita pra me seguir ai @matheuscar19 , abração !

Anônimo disse...

Então, eu estou respondendo ou pelo menos tentando responder todas as questões do blog. As que tenho duvida perguntoao meu professor de fisica do cursinho de pré-vestiba, mas o blog está ótimo, parabéns e obrigada por ter me indicado.

BKL Cosmetics disse...

Muito bom, tá ajudando mta gente!