Pesquisar este blog

domingo, 25 de setembro de 2011

PÍLULA 04 - PANELA de PRESSÃO



Se a gente procurar com atenção, vai encontrar  temas para itens ENEM por todas as partes. 

Um bom lugar para encontrar aplicações tecnológicas dos conhecimentos de Física é a cozinha. Na geladeira, no forno de microondas, no fogão, etc ...

No cozimento utilizando panela de pressão, por exemplo, podemos discutir a influência da pressão na temperatura de ebulição da água.
Na ebulição (passagem do estado líquido para o estado de vapor) as moléculas da água líquida devem vencer a pressão exercida sobre elas para transformarem-se em moléculas de vapor. 

Quanto maior a pressão exercida sobre o líquido, mais energia precisarão as moléculas do líquido para ocorrer a ebulição, mais agitadas ficarão essas moléculas e, por isso, maior será a temperatura deste líquido.

ATENÇÃO: caso a pressão seja diminuída, o efeito oposto ocorre, ou seja, há um abaixamento da temperatura de ebulição.

Como no cozimento, é introduzido água nos alimentos (só como curiosidade, alguns grãos, como o arroz, aumentam em quase 4 vezes suas massas após o cozimento), quanto maior a agitação da água mais facilmente ela penetrará nos alimentos.

Daí, se um item cobrar de você a relação entre pressão e ponto de ebulição e, para isso, utilizar o cozimento de alimentos, lembre-se de:

PANELA de PRESSÃO

(CLIQUE para ampliar)


Em tempo. Para minimizar os riscos da utilização de panelas de pressão (muitas das primeiras panelas explodiam durante sua utilização) existe um conjunto de válvulas para assegurar a segurança do usuário da panela. 

Na figura: 5, 2 e 3 fazem parte da válvula principal (aquela que fica "apitando" durante o cozimento dos alimentos) e 1 é a válvula de segurança (caso a pressão exceda um valor limite, essa válvula possibilita o escape do vapor "sem" risco de explosão da panela.

Convido você a assistir ao vídeo 
produzido pela escola VIVER de Bauru - SP:




Vejamos agora como pode um item sobre esse assunto pode aparecer no NOVO ENEM:

Fácil, não?
Alguma dúvida? Escreve aí nos comentários e te respondo, ok?


A próxima questão não é sobre panela de pressão, foi cobrada ano passado no ENEM, mas pode ser respondida se você compreendeu a relação entre pressão e temperatura de ebulição.


E aí? Entendeu tudo?
Então aproveita para divulgar
com teus contatos nas redes sociais

Lembre-se: TODO dia uma nova pílula
volte amanhã para "tomar" a sua.

Bons Estudos.




 

8 comentários:

Rede de Correções disse...

A grande contribuição do Enem foi o empirismo. Antes dele, os vestibulares usavam muita abstração. Com o Enem, as universidades e escolas foram impulsionadas a lidar com os temas escolares de maneira mais prática. E esse seu post é prova disso. Parabéns.

Robson Santiago

Tio Ivys disse...

Grande Robson,
parceiro de muitos TTS.

Concordo com você.

Uma das grandes mudanças provocada pelo novo ENEM é essa necessidade de preparar nossos estudantes para um saber prático. Para entender o porquê das coisas que fazem parte do cotidiano deles.

Fico feliz por minha postagem se adequar a esse novo paradigma.

Forte abraço.
Sucesso, irmão.

Ivys Urquiza

Vanessa disse...

tio Ivys, o senhor postará outra pílula sobre o Fluxo de calor? Parabéns pelo blog, muito simples a linguagem nada que complique a nossa cabeça, pelo contrário abre a nossa mente e nos mostra como é legal estudar física ! bj

Tio Ivys disse...

Vanessa,

vou ver o que aconteceu com a postagem PÍLULA 02, se não conseguir corrigir, postarei novamente sobre esse assunto (uma de minhas apostas para a prova deste ano).

Fico feliz ao saber que minha forma de aprensentar o assunto está funcionando. Isso é muito bom ... espero continuar "acertando a mão".

Todo dia uma nova PÍLULA, passe aqui todos os dias para "tomar" a sua, ok?

Se possível, divulga o blog em tuas redes sociais. Grato por isso.

Bons estudos.

Gabriela disse...

Muito boa essa aula. Fico muito feliz por saber que existem professores como o senhor que ensinam muito bem e se importam com os assuntos do NOVO ENEM.

O senhor poderia me explicar melhor o que acontece por exemplo no Pico da Neblina ou em locais como este?

Outra: O senhor poderia falar sobre radiações (ultravioleta, luz, som, infravermelho) no assunto de Ondas.

Obrigada, o senhor nos ajuda MUITO! Continue com esse grande trabalho.

Obrigada!

Tio Ivys disse...

Gabriela,

que bom, que bom, que bom que você tem acompanhado meu trabalho (e tem gostado dele). Fico realmente muito feliz em ajudar.

Sobre sua pergunta:

Em lugares de grande altitude (como, no exemplo, o Pico da neblina), a pressão atmosférica é menor que a pressão ao nível do mar ... por isso, mais facilmente as moléculas do líquido vencem a pressão de vapor e se transformam em vapor numa temperatura MENOR que ao nível do mar (é o oposto do que ocorre na panela de pressão, ok?)

Sobre as radiações, uma das pílulas falará sobre interação de radiação e matéria, logo logo, pode esperar.

todo dia uma nova "PÍLULA", Venha todo dia "tomar" a sua.

Beijos
Bons estudos.

Renan H disse...

Valeu Tiozão!

apesar de fáceis, sempre me confundo com essas questões sobre panela. Mas agora ja manjei tudo!
Abraço!

Tio Ivys disse...

Renan,

que bom que você entendeu.

Quaisquer dúvidas, deixa aí, ok?

Abração e bons estudos.