Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PÍLULA 14 - PODER DAS PONTAS




"a morte é o destino que todos nós compartilhamos
Ninguém nunca conseguiu escapar. 
E assim é como deve ser, 
porque a morte é muito provavelmente 
a principal invenção da vida. 
É o agente de mudança da vida. 
Ela limpa o velho 
para abrir caminho para o novo."
                                                         (Steve Jobs)
#LUTOnerd

Vamos lá,
com a PÍLULA de hoje:

Os raios são uma das manifestações mais espetaculares da natureza. Acontecem sempre que a intensidade do campo elétrico na região supera, localmente, a RIGIDEZ DIELÉTRICA do meio e possibilita uma descarga elétrica através deste meio.

RIGIDEZ DIELÉTRICA é o valor máximo de campo elétrico que se pode estabelecer num meio isolante sem que este passe a conduzir portadores de carga através dele. No ar, o valor da rigidez dielétrica é de 3.000.000 V/m (3 milhões de volts por metro).

Como as descargas elétricas dos raios transportam muita energia, ser atingido por um deles é suficiente para danificar uma instalação elétrica, provocar incêndios ou mesmo, caso atinja uma pessoa, provocar a morte.

Como já discutimos na (PÍLULA 01 - GAIOLA de FARADAY), em um condutor, as cargas se distribuem em sua superfície externa. Outra constatação importante é que próximo a REGIÕES PONTIAGUDAS a intensidade do campo elétrico é mais intensa e, por isso, nestas regiões é mais fácil conseguir descargas elétricas.

A transferência de cargas do condutor para o meio ou do meio para o condutor é mais fácil através das extremidades pontiagudas, a isso dá-se o nome de poder das pontas.

IMPORTANTE: é por isso que, em caso de tempestade com raios, nunca devemos ficar isolados (passaríamos a funcionar como uma região pontiaguda) nem jamais devemos nos abrigar embaixo de árvores ou outras estruturas pontiagudas. Há risco real de morte em situações deste tipo.

Como forma de proteção de sistemas e prédios, utiliza-se condutores pontiagudos aterrados (ligados à terra) em pararraios.

Os pararraios, por terem extremidades pontiagudas mais facilmente ionizam o ar em sua volta o que possibilita descargas elétricas através deles.

Por isso, daqui para frente, quando um item tratar de descargas elétricas, raios, sistemas de proteção com pararraios, você vai lembrar de:


PODER DAS PONTAS

VAMOS VER ALGUMAS QUESTÕES?
VAMOS QUE VAMOS ...




E aí? Entendeu tudo?

Todo dia uma nova PÍLULA
venha todo dia tomar a sua

Bons estudos.

5 comentários:

Enzo disse...

Professor ao ler as assertivas da primeira questão dessa pílula, precebi que com ela é possível responder outra questão como a da tela touchscreen.. Essas duas questões (a da tela touchscreen e a primeira desta pílula) estavam na mesma prova?

xluizmarinho disse...

cade a pilula 13??

Anônimo disse...

cade a pilula 13 tio ivys???

Tio Ivys disse...

Xluizmarinho e anônimo,

no dia da postagem da pílula 13, infelizmente, morreu Steve Jobs.

Não há pílula 13
neste dia, postei o texto de sua fala aos estudantes da Stamford.

Ok?

Bons estudos.

Tio Ivys disse...

Enzo,

a questão 27 é de minha autoria, ok?

Parabéns pela percepção.

bons estudos.