Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PÍLULA 16 - CONTA de ENERGIA



Alô alô,
como andam os estudos?
seja bem vinda(o).

VAMOS LÁ ...

Um tema que tem sido recorrente nas mais recentes edições do ENEM (2009 e 2010) e que pode voltar a ser cobrado esse ano envolve relacionar POTÊNCIA ELÉTRICA (P), TEMPO (Dt) e ENERGIA, em contas de energia (por exemplo).

Em primeiro lugar uma coisa bem óbvia: numa conta de energia você está pagando pela ENERGIA consumida, ok? Atenção para não confundir-se já que, na maioria das questões utilizamos as unidades kWh (unidade de energia) e kW (unidade de potência).

Outra coisa que é importante não confundir: nem sempre o aparelho que apresenta maior potência é o que consome mais energia. Você deve estar se perguntando: - Como assim, não? É simples, ter a maior potência indica que consome energia mais rapidamente mas, para determinar que consome mais energia é preciso lever em consideração o intervalo de tempo de uso do aparelho.

Observe a seguinte tabela:




Nela, o aparelho que tem maior potência é o chuveiro elétrico (3,3 kW) contudo, quando se leva em consideração a energia consumida, o "ar condicionado" (na verdade, condicionador de ar) consome mais de 10 vezes a energia consumida pelo chuveiro.


Para encontrar a energia consumida é preciso levar em consideração o intervalo de tempo de uso e, neste caso, teríamos:


  • chuveiro elétrico: 3,3 x 1/3 = 1,1 kWh

  • condicionador de ar: 1,5 x 8 = 12 kWh (muito mais que o chuveiro !)


Fique atento, para determinar o valor a pagar é preciso encontrar a energia consumida no período. Caso se leve em consideração o consumo de mais de um aparelho, você deve calcular separadamente o consumo de cada um deles e, no final, somar esses consumos para encontrar o consumo total.
.
Outra coisa que é preciso ficar atento: quando é dado o consumo DIÁRIO e se pede o gasto MENSAL. Se o coonsumo diário é repetido ao longo de TODOS os dias do mês, deve-se, para encontrar o valor total do consumo, multiplicar o valor diário por 30


Por fim, para saber o valor a pagar, basta multiplicar o custo do kWh pelo total de energia consumido, apenas isso.






Fácil, não?


Então, daqui para a frente, quando uma questão relacionar potência, energia e valores a pagar, você deve se lembrar de:


CONTA de ENERGIA
 (CLIQUE para ampliar)


É isso!
Entendeu tudo?
Quaisquer dúvidas é só postar, ok?


VAMOS AS QUESTÕES?




E aí?
procure mais questões sobre isso
grande chance de ser novamente 
tema de item ENEM, ok?

Bons estudos!

Nenhum comentário: