Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DÚVIDAS sobre "média" no ENEM?

...
Hoje, para surpresa de muitos (inclusive minha), o MEC/INEP divulgou as notas do ENEM. Com isso uma das perguntas mais ouvidas no twitter / facebook ou ao vivo é:

E agora? Como encontro minha média do ENEM?

Na verdade, cada universidade é livre para atribuir ou não pesos as notas individuais disponibilizadas pelo INEP. Por isso, calma. O melhor a fazer é procurar saber como a(s) universidade (s) onde você disputará vagas usa(m) as notas do ENEM.

Há duas principais formas de encontrar essa "média":

(1) média aritmética simples: some as cinco notas (linguagens / humanas / ciências / matemática / redação) e o resultado divida por cinco;

(2) média ponderada: some as notas de linguagens / humanas / ciências / matemática e divida o resultado por quatro ... a seguir some a nota de redação e divida por dois.

E aí? Acalmou-se?

VAMOS esperar o SiSU para termos certeza, ok?




Por hora, diretamente do meu facebook, vale a lida:




ATENÇÃO ! ATENÇÃO !!
Muita confusão está sendo feita sobre como usar as notas do ENEM:
Leia com calma:

(1) O INEP divulgou que usará a nota de redação compondo 50% da média. Isso causou muitas leituras equivocadas. Atenção, o INEP / MEC usará redação valendo 50% para calcular as médias que definirão o ranking utilizado para as ESCOLAS. Ok?

(2) Não é o INEP / MEC que define como a universidade deve utilizar a nota do ENEM. Cada universidade tem autonomia para atribuir ou não pesos a quaisquer matérias, ok?

(3) Tudo indica (fontes fidedignas me afirmaram) a UFAL fará uso de média ARITMÉTICA SIMPLES (somam-se todas as notas e divide-se por 5) para obter as médias dos candidatos. Ok?

(4) As regras utilizadas pela UFAL não são, necessariamente iguais aquelas utilizadas por outras universidades ou IF.

(5) A partir de segunda feira, o SiSU estará disponível para consulta (conhecer as universidades / cursos / número de vagas / CRITÉRIOS para cálculo de médias) mas ainda não será possível se inscrever para concorrer a vagas. Ok?

(6) É importantíssimo que o maior número de pessoas tenha essas informações, por isso, conto com seu apoio na divulgação / compartilhamento / curtição.
Quaisquer dúvidas,
deixe comentários e tentarei saná-las.

Grande abraço.
Boas festas.
 (clique para ampliar)
. . .



Veja abaixo mais informações sobre o SiSU:


Aqui mais informações sobre notas (e seu uso) no SiSU e PROUNI:



E aqui, do site G1, pedido de suspensão do SiSU:

Nenhum comentário: