E aí? Tudo bem?
Seja bem vindo(a) de volta.
Antes de começarmos, gostaria de registrar algo que me deixou bastante feliz.
Hoje, pela primeira vez na curta existência deste blog (pouco mais de cinco meses), conseguimos um número de visualizações, em um único dia, superior a 1.000!
É um resultado muito significativo. Muito mesmo.
Ele só aconteceu (e quero crer que acontecerá outras vezes) graças a você,
que acreditando em meu trabalho, vem aqui todo dia para "tomar" a sua pílula,
que ajudando na divulgação, fala do blog em seu twitter (o meu é @tioivys), em seu facebook (o meu é Ivys Urquiza), em seu orkut (tenho cinco perfis, todos começando por Ivys Urquiza), além de comentar na escola / cursinho.
Por isso, os meus sinceros agradecimentos!
E o trabalho continua ...
Como diria o Buzz Lightyear (toy story)
"Ao infinito e além..."
Você provavelmente conhece alguém que faz ou fez hidroginástica, não é?
já percebeu como é muito mais comum pessoas com mais idade ou pessoas com excesso de peso nas aulas de hidroginástica (eu sei, eu sei, não são todos)? Pense um pouco sobre isso ...
qual seria o porquê disso?
Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre a ação de uma força que tem sentido contrário a de atração gravitacional. Essa força, denominada EMPUXO, é proporcional a densidade do fluido, ao volume submerso do corpo (que corresponde ao volume deslocado de líquido) e ao módulo da aceleração da gravidade local.
Matematica escrevemos que |E| = d.V.g
Graças a ação desta força, na água, temos a sensação de diminuição do peso.
Na verdade, o peso aparente de um corpo, nesta situação (sob ação da atração gravitacional e do empuxo), é definido pela diferença entre os módulo do peso e do empuxo.
Matematicamente: peso aparente = peso - empuxo.
A grande vantagem (para idosos e pessoas com excesso de peso) é que, na água, a força de contato com o piso (compressão normal) é menor, o que diminui o risco de lesões.
É importante ficar atento: NÃO há mudança da força peso (nem da massa) dos corpos, apenas ocorre mudança no peso aparente do corpo.
Outra situação onde ocorre variação da sensação do peso é dentro de elevadores acelerados. Pense um pouco e tente se lembrar ...
na situação (a): balança indica valor maior que o peso da pessoa
na situação (b): balança indica valor menor que o peso da pessoa.
Quando o elevador está com aceleração para cima (situação a) (seja subindo acelerado, seja descendo retardado) a força de compressão normal (N) é mais intensa que a força peso no corpo. Daí, a pessoa ter uma sensação de "aumento de peso".
Se o elevador tem aceleração para baixo (situação b) (seja subindo retardado, seja descendo acelerado) a força de compressão normal é menos intensa que a força peso no corpo. Daí, a pessoa ter uma sensação de "diminuição do peso".
Nas duas situações o que muda é a intensidade da força de compressão normal, que, em casos como esse, corresponde ao peso aparente do corpo.
Importante chamar a atenção para três coisas:
- primeiro: NÃO é o sentido da velocidade o que determina o aumento ou diminuição do peso aparente e sim o sentido da aceleração do elevador;
- segundo: se o elevador estiver com aceleração nula (em repouso ou em MRU) o peso aparente terá mesma intensidade da força de atração gravitacional (peso) sobre o corpo.
- terceiro: se o elevador iniciasse uma QUEDA LIVRE e você estivesse dentro dele, como ambos teriam a mesma aceleração (da gravidade), a força de compressão normal entre você e o piso do elevador seria nula. Chamamos este estado de IMPONDERABILIDADE (é o mesmo que ocorre com astronautas em órbita ao redor da Terra, por exemplo).
E aí? Bastante coisa hoje, não?
Conseguiu acompanhar tudo direitinho?
Então, já sabe: quando uma questão falar sobre hidroginástica, você dentro do elevador, ou um astronauta em órbita, é preciso lembrar de:
PESO APARENTE
(CLIQUE para ampliar)
Agora que você já tomou sua pílula
vamos ver como esse assunto poderia
ser cobrado em itens do NOVO ENEM
Dúvidas? Já sabe, deixe-a nos comentários.
a próxima foi proposta no ENEM do ano passado
É isso aí, galerinha.
Por hoje é só (amanhã tem mais)
Conto com sua ajuda na divulgação e
com sua visita amanhã para "tomar" sua pílula
Bons estudos.
5 comentários:
Nossa... estou adorando as aulas de Física, e olhe que eu sou de Humanas :)
Você ensina muito bem e é quase impossível ter dúvidas com suas explicações! Parabéns!
Você poderia fazer uma lista de questões (estilo enem de outras universidades) com conteúdos de física vistos (ou não) na semana, assim nós podemos nos avaliar!
Um assunto que eu acho válido também seria doenças relacionadas a visão, vendo claro, o aspecto físico e as correções com as lentes adequadas.
Obrigada!
Gabriela,
fico muito feliz por suas palavras. É gratificante perceber que nosso trabalho está atingindo os objetivos traçados.
Adorei sua sugestão sobre as listas. Inclusive, antes de iniciar as pílulas postei algumas (você já as viu?) com o nome EXERCITANDO as HABILIDADES.
Também coloquei 2 simulados elaborados por mim (estão em MATERIAIS para o NOVO ENEM)
Dá uma olhada e me diz o que achou.
Mesmo assim, vou organizar alguma coisa em cima de questões tratadas nas pílulas, ok?
Vou prepara uma pílula sobre CORREÇÃO VISUAL atendendo ao seu pedido, ok? Fica para a próxima semana.
TODO dia uma nova pílula,
venha todo dia "tomar" a sua.
Se possível, divulga com teus amigos e contatos na escola / twitter / facebook.
Valeuuuuu !!!
Uma sugestão: é melhor que o gabarito fique só no retângulo amarelo, depois da questão. A alternativa com uma cor diferente faz com que não prestemos muita atenção no porquê das outras alternativas serem falsas. Até mais.
Gabriel,
sugestão aceita ...
não vou mais destacar em vermelho o gabarito. Deixar em preto assim vocês podem tentar resolver a questão antes de saberem o gabarito dela.
Valeu a dica.
Volte todo dia para buscar a sua PÍLULA, ok?
Abraços.
E sobre o peso aparente nos Loopings em montanhas-russas?
Postar um comentário