Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PÍLULA 07 - TELAS TOUCHSCREEN


Nos últimos anos, o número de dispositivos móveis que utilizam a tecnologia de reconhecimento por telas sensíveis ao toque (touchscreen) virou febre. São celulares e tablets, cada vez com maior número de recursos, baixando o preço e ficando mais acessíveis.

Faz quase dez anos (em 2002) que o filme Minority Report apresentava uma cena que chamou muito a atenção na época. Telas transparentes, sensíveis ao toque, eram manipuladas com o uso de luvas especiais:


 O que parecia ser tecnologia de um futuro distante, está em quase um terço dos celulares comercializados hoje em dia.

Existem basicamente três tipos de telas sensíveis: as resistivas, as capacitivas e as de ondas acústicas superficiais.

Destas três, as duas primeiras são as mais comuns nos celulares vendidos no Brasil:

  • (1) telas resistivas: um painel de vidro normal, recoberto por uma camada metálica condutora e outra resistiva. Quando a tela é pressionada, as duas camadas fazem contato e o ponto é reconhecido pela mudança no campo elétrico que é percebida (e as coordenadas são  calculadas pelo processador do aparelho);


  • (2) telas capacitivas: uma camada que armazena carga elétrica é colocada sobre o vidro do monitor. O toque do dedo com o monitor transfere parte da carga da tela para o dedo, diminuindo a carga na face do capacitor na tela. Essa diminuição de carga possibilita a localização do ponto de contato do dedo com a tela;

IMPORTANTE saber duas coisas para diferenciar esses dois tipos de tela:
  • sobre a luminosidade da tela: as telas resistivas, devido a dupla camada, apresentam menor transmissão de luz cerca de 75% enquanto que as telas capacitivas chgam próximo de 90% de transmissão (sendo, por isso, melhores para exposição de gráficos mais detalhados);
  • sobre a sensibilidade da tela: como a tela resistiva, funciona por pequena deformação da tela (o que fecha o contato elétrico) ela pode ser manipulada tanto por material condutor (seu dedo, por exemplo) como por material isolante (uma tampa de caneta BIC, por exemplo). A tela capacitiva necessita trocar carga com aquilo que a toca, daí, tocá-la com materiais não condutores não aciona a tela (experimente tentar acionar a tela de um iPhone com sua unha, sem tocar o dedo, para ver se aciona ou não as funções);

  • (3) telas com sistema de onda acústica superficial: utilizam, posicionados ao longo da lateral da tela formando um eixo cartesiano na placa de vidro do monitor, dois transdutores (um receptor e um emissor). Ao posicionar sobre a tela seu dedo (ou outro obstáculo a passagem da onda, como uma caneta) há uma perturbação da onda que pode ser localizada pelo transdutor receptor.
 
IMPORTANTE: como neste tipo de tela sensível não há camada metálica, praticamente 100% da luz consegue atravessar o vidro, sendo esse tipo de tela a que apresenta melhor visualização de gráficos com muitos detalhes. Outra coisa a considerar é que, assim como as telas resistivas, o toque pode ser feito tanto com seu dedo como com materiais não condutores.

Só uma última informação: as telas do tipo resistivas são menos sensíveis nas regiões próximas a borda da tela (são mais difíceis de deformar a tela nestas regiões), ok?

Daqui para frente, quando um item explorar os princípios físicos no funcionamento das telas sensíveis, você vai lembrar:

TELAS TOUCHSCREEN
 
 (CLIQUE para ampliar)


Vamos as questões?

Entendeu? Dúvidas?
Qualquer coisa, deixa aí nos comentários, ok?
 
 

 
E aí? Entendeu tudo?
Se não, manda as dúvidas nos comentários
 
Se sim, aproveita e divulga o blog.
em teu facebook (o meu é Ivys Urquiza)
em teu twitter (o meu é @tioivys)
 
TODO dia uma nova "PÍLULA"
venha sempre "tomar" a sua.

Bons estudos.



3 comentários:

E. Lucas disse...

Surgiram algumas dúvidas,

de onde vc tirou 10³ e 10-³ ??

Tio Ivys disse...

E. Lucas,

o k antes da unidade de resistência elétrica (ohm) representa a terceira potência de 10, k (quilo) = 1000

ok?

o 10 elevado a menos 3 aparece quando se divide por 1000 ...

ok?

Abraços e bons estudos.

TODO dia uma nova PÍLULA
volte todo dia para tomar a sua.

Gabi disse...

Professor, não entendi a relação da última questão com o flash da máquina fotográfica, poderia me explicar melhor? Obrigada.