Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PÍLULA 08 - ECOLOCALIZAÇÃO




Bem vindo(a) de volta.


Como vão os estudos? Torço por você.
Conte sempre comigo.

Vamos lá ...


O ouvido humano utiliza-se de um complexo sistema para perceber e interpretar sons.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/5sentidos/te3004200328.shtml


De forma bem simplificada, temos que ondas mecânicas longitudinais que apresentem frequências no intervalo entre 20 Hz e 20.000 Hz (20 kHz) são capazes de impressionar nosso tímpano que movimenta um conjunto de ossos (martelo / bigorna / estribo) e, após transmitir a vibração à cóclea, tem o impulso mecânico transformado em impulso bioelétrico (que é transmitido, pelo nervo auditivo, ao cérebro que o interpreta como som).

Quando dois sons iguais atingem o ouvido num intervalo inferior a 0,1s (persistência auditiva) não conseguimos percebê-los separadamente. Contudo, se o intervalo entre dois sons iguais é superior a 0,1s, percebemos um som e, depois, o outro. Nesta situação dizemos que estamos escutando o ECO do primeiro som.

Lembrando conceitos básicos de cinemática escalar, poderemos determinar a distância entre o obstáculo (que refletirá o som) e o emissor/receptor do som (que emitirá o som e depois perceberá o eco deste).

v = d / t

ou

d = v × t

Onde: 

d é a distância entre o emissor do som e o obstáculo

v é a velocidade do som no meio

t é METADE do intervalo de tempo entre a emissão e a recepção do som. 

Talvez você esteja se perguntando o porquê de usarmos metade do intervalo de tempo entre a emissão e a recepção do som. É simples, como o som VAI e VOLTA, percorre a distância que separa o emissor e o obstáculo DUAS vezes (uma na ida e outra na volta). Se a distância entre o emissor e o obstáculo é constante, a onda sonora precisa de metade do intervalo de tempo para ir e a outra metade do intervalo de tempo para voltar. Ok? 

Se ficar em dúvida deixe seu comentário.

Animais como o golfinho e o morcego, utilizam-se de ecos de ultrassons ( frequências maiores que 20 kHz) emitidos por eles para localizarem obstáculos ao seu redor. Esses animais são capazes de processar a informação temporal (intervalo de tempo entre a emissão e a recepção do ultrassom) e perceber o ambiente ao seu redor.
A ficção, fazendo uso deste conceito, fez o personagem Demolidor (o homem sem medo, de 2003) "enxergar" através dos sons percebidos por seus ouvidos supersensíveis.

(Ben Affleck no papel de Demolidor)

O príncipio utilizado nos sonares, também é a ecolocalização (conhecendo-se a velocidade de propagação do som na água e medindo-se o intervalo de tempo entre a emissão e a recepção do som é possível determinar a distância entre o navio e o obstáculo que reflete o som, o solo marinho, por exemplo)



Outra aplicação da ecolocalização são os exames que utilizam ecos de ondas ultrassônicas (ultrassonografias) para formar imagens, como o ultrassom que investiga o feto ainda na barriga da mãe ou a ecografia que é capaz de determinar se existem ou não lesões em regiões internas do corpo de uma pessoa de forma não invasiva (apenas detectando os intervalos de eco dos diversos tecidos do corpo humano)


IMPORTANTE lembrar que a onda sonora (e a ultrassônica também) se propaga com maior velocidade em meios mais densos.

Percebeu que, em todas as aplicações, você vai sempre relacionar distância, velocidade e intervalo de tempo?

Por isso, se algum item no ENEM abordar sonar, exames com ultrassom, ecografias etc. Você deve se lembrar de:

ECOLOCALIZAÇÃO

(CLIQUE para ampliar)


E aí? Pronto para as questões?

Vamos lá, então ...


Já sabe, dúvidas é só deixar nos comentários, ok?

A próxima questão foi da prova roubada
e que, por isso, não foi aplicada. 


E aí? Missão cumprida por hoje?

Agora é com você.
Aproveita e me ajuda com a divulgação

no twitter ( o meu é @tioivys )
no facebook ( o meu é Ivys Urquiza )

Bons estudos.

Um comentário:

Vitor disse...

Ivys muito boa a ideia da pílula, mas em relação a primeira questão fiquei com dúvida, pq na respost final o ATeco foi multiplicado por 100 e ele era em (s) e depois dessa x100 ficou 100m\s?? pode me explicar? Obrigado!