Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PÍLULA 09 - CORREÇÃO VISUAL


Olá,
é bom tê-lo(a) aqui novamente
boa leitura.


É muito comum vermos pessoas utilizando óculos em nosso dia a dia. Parte significativa da população tem necessidade de corrigir ao menos um problema (miopia, hipermetropia, astigmatismo etc) visual.

Por ser algo assim tão comum, não seria surpresa se um item ENEM abordasse a correção visual.

Para entender como proceder para fazer a correção visual vamos, primeiro, de forma simplificada explicar o funcionamento do olho humano, ok? 


A luz atinge a córnea e através da pupila (que se dilata ou se contrai para regular a entrada de luz no olho) atinge o cristalino (lente de vergência variável) que focaliza a imagem (de um olho normal) sobre a retina (parte sensível a luz que fica no fundo do olho e é formada por cones - diferenciam frequências luminosas - e por bastonetes - diferenciam intensidade luminosa).

Os dois problemas mais comuns da visão são: miopia e hipermetropia.

  • na miopia: ou o cristalino é excessivamente convergente ou o olho é mais longo que o normal, nas duas situações, objetos mais afastados são vistos sem nitidez já que o ponto imagem se forma um pouco a frente da retina. Veja a imagem:
 a imagem próxima aparece nítida
enquanto que o fundo (distante) perde nitidez

  • na hipermetropia: ou o cristalino é menos convergente que num olho normal ou o olho é mais curto do que deveria ser. Neste caso a dificuldade é em observar objetos próximos já que os raios não conseguem ser focalizados na retina (o ponto imagem seria formado atrás dela). Veja a imagem:
a imagem próxima aparece sem nitidez
enquanto que o fundo (distante) é nítido

A correção visual é feita corrigindo a deficiência refrativa:

  • no míope, o excesso de vergência é corrigido com lentes divergentes (que apresentam distância focal negativa). Por isso as imagens formadas são virtuais, diretas e menores (perceba em fotos que pessoas míopes de óculos parecem ter olhos menores);
 
  • no hipermétrope, a falta de vergência é corrigida com lentes convergentes (que apresentam distância focal positiva). Por isso as imagens formadas são virtuais, diretas e maiores (perceba em fotos que pessoas hipermétropes de óculos parecem ter olhos maiores).

é IMPORTANTE chamar a atenção para uma doença comum após os quarenta anos denominada PRESBIOPIA (vulgarmente chamada de vista cansada). O presbíope apresenta dificuldade de acomodação visual de objetos próximos ao olho (tal qual o hipermétrope) devido a perda de elasticidade do cristalino combinada com a diminuição do tônus muscular dos músculos ciliares.

                (olho normal)       (olho presbíope)

A correção, assim como na hipermetropia, é feita com uso de lentes convergentes (que apresenta distância focal positiva)

Uma última informação, antes de passarmos aos exercícios:

no ASTIGMATISMO uma falta de simetria no olho (irregularidades na córnea) faz com que pontos objetos formem manchas (ao invés de pontos) imagem, deixando a imagem borrada e de difícil nitidez.
               (olho normal)      (com astigmatismo) 
A correção para o astigmatismo é feita com uso de lentes cilíndricas.
Ufa! É isso
Bastante informação hoje, não?
Daqui para a frente, quando alguma questão cobrar de você miopia, hipermetropia, presbiopia ou astigmatismo você vai lembrar de:
CORREÇÃO VISUAL 

(CLIQUE para ampliar)
E aí? Entendeu tudo?
Dúvidas? Escreva-as nos comentários, ok?
VAMOS AS QUESTÕES: 


Entendeu tudo?
TODO dia uma nova PÍLULA
volte sempre e pegue a sua.
Que tal me dar uma
forcinha na divulgação do blog?
via twitter (o meu é @tioivys)
via facebook (o meu é Ivys Urquiza)
e conversando com a galera
na escola / cursinho.
Valeu pela ajuda.

Bons Estudos 

6 comentários:

Anônimo disse...

Ivys *o*
MUIIIITO obrigada mesmo pelo blog, dicas, materiais, aulas... nosssa! Sem dúvida alguma vc é o MELHOOOR!!!
Muiiito obrigada mesmo. Eu sei que a enquete aí do lado sobre vc fazer video aulas já acabou, mas eu não tive a oportunidade de votar. SOU MUIIITO A FAVOR de vc postar video aulas aqui =), amo suas aulas e muita gente não tem oportunidade de assisti-las e por aqui seria incrivel!
indiquei o blog a um amigo e ele achou que as pilulas eram em video aulas e ficou SUPER animado! do jeito que tá está MUITO bom, mas as video aulas seriam INCRIVEIS!!!
mais uma vez obrigada, vc faz qualquer um se apixonar por física *-*

Tio Ivys disse...

Caramba,
fiquei muito feliz ao ler suas palavras. Muito grato por elas.

Em breve pílulas com vídeos meus (dicas, comentários, resoluções e mais ...) para ajudar você, seu amigo e meus outros leitores.

Muito honrado com suas visitas.

Volte sempre para tomar sua PÍLULA.

Bons estudos.
conte sempre comigo.

IgorBrandao =] disse...

Boa Ivys, as pílulas, assim como todo o material estão show...

Assunto esquecido relembrado com êxito!!

Pâmella Maryssa disse...

professor , eu queria saber se a lente esférica e cilindrica é a mesma coisa no caso d (astigmatismo)...?
agradeço a atençao..
COC..

Anônimo disse...

Professor, estou adorando essas pílulas (: mas pq nunca mais atualizou?

E só uma curiosidade: Eu uso 7 graus de miopia, mas quando eu estudo eu vejo que astigmatismo enxerga tudo embaçado.. e é assim que eu enxergo. E caso eu realmente tenha, faria qual diferença? Eu usaria lentes cilíndricas ou divergentes?

Tio Ivys disse...

Por descuido (ou cansaço, sei lá), ao preparar a PÍLULA, na correção de astigmatismo escrevi lente esférica quando o correto é LENTE CILÍNDRICA ...
peço desculpas
...

foi aluno (e amigo) Gustavo (@gusfil) quem percebeu e me deu o toque via facebook.

VALEU GUGA ... o ITA te espera.

Abraços.
Bons estudos.