Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Compreendendo o ENEM 2012 ( Lição 01)



O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - foi introduzido no calendário de avaliações do MEC desde 1998. O atual formato foi proposto em 2009 e, desde então, tem dado origem a muitas especulações por parte de alunos, professores, escolas e outros envolvidos com o exame. Essa postagem tentará remover algumas ideias erradas divulgadas até hoje. 
(Clique em mais informações para continuar lendo).




Em 2009, junto com a lista de conteúdos proposta para a avaliação, foi apresentada uma matriz de habilidades e competências, num total de 120 habilidades (divididas em número de 30 para cada uma das provas: Códigos Linguaguens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias)


Como toda mudança, a nova proposta de avaliação deixou inseguros os estudantes que se preparavam para o exame e "cegos" aqueles que preparavam esses estudantes.

Para amenizar as dúvidas sobre como seria o novo exame (chamado pelos estudantes de NOVO ENEM), o INEP, órgão ligado ao MEC e responsável pelo exame, apresentou (e disponibilizou) um simulado que trazia um total de 40 itens (identificando as respectivas habilidades de cada item) divididos em 10 itens para cada prova do exame.






Embora, o primeiro item apresentado no simulado INEP de 2009 necessite para sua resolução do prévio conhecimento de fórmulas de ondulatória, um número incontável de alunos, professores e comentaristas propagou a ideia que a prova não necessitaria de fórmulas previamente memorizadas. Propagou-se a ideia de que nos itens onde fosse necessária a utilização de fórmulas, estas seriam apresentadas no próprio texto do item.

 ISSO NÃO É VERDADE! 

 Já tratei sobre esse tema antes (CLIQUE para ver postagem LENDAS do NOVO ENEM). Mesmo assim, insisto nele. Ainda há um grande número de estudantes que acreditam nesses blá blá blá.

Para não deixar dúvidas sobre isso, no anexo a seguir, estão selecionadas os itens de Física aplicados desde 2009 e que necessitam de fórmulas (e cálculos) para sua resolução.

Como você verá, ao longo das 5 provas apresentadas ( 2009 cancelada, 2009 aplicada, 2010 aplicada, 2010 re-aplicada e 2011 ) foram 17 (de um total de aproximadamente 75 itens) os itens que exigiam do estudante cálculos. Ou seja, aproximadamente 23% dos itens. E ainda dizem que NÃO é preciso de cálculos no ENEM. Tsc tsc tsc !!!


Os itens apresentados nessas coletânea serão resolvidos por mim em vídeo que postarei em meu canal do youtube: (CLIQUE para acessar o canal FisicaParaEnem) . Inscreva-se no canal agora mesmo e fique sabendo, em primeira mão, quando esse (e muitos outros vídeos) forem postados no canal.

Quando gostar de um vídeo, curta-o ... favorite-o ... indique-o em suas redes sociais (isso vai dar mais visibilidade ao canal e possibilitar que eu dedique ainda mais tempo para colocar coisas novas e úteis para sua preparação)

CONTO COM SUA AJUDA


CONTE SEMPRE COM A MINHA

#LQVP

Nenhum comentário: