Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Desvendando HABILIDADES ENEM 2012



Olá,
seja bem vindo(a).

Continuando as postagens para o ENEM 2012, começo hoje a série Desvendando HABILIDADES ENEM. Nessa série vou abordar as principais habilidades da matriz ENEM de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. (para continuar lendo, clique em mais informações)



Para começar, é importante destacar que os itens ENEM não tem por principal objetivo avaliar se você domina esse ou aquele conteúdo específico. Os itens pretendem avaliar sua proficiência (competência) de realizar ações específicas, que a matriz chama de habilidades.

A prova é montada para avaliar suas competências e habilidades. O conteúdo abordado é importante mas, não é ele quem dá as diretrizes dos itens.

É comum vermos em muitos sites e blogs a divisão da prova de acordo com os conteúdos mais cobrados. Na minha visão isso é um erro, acompanhe os exemplos seguintes:

Se uma questão tratar sobre a diferença entre temperatura e calor (item ENEM 2010) (CLIQUE AQUI para ver o item) e as limitações da interpretação não científica das duas grandezas
Analizando de acordo com o conteúdo, a questão seria classificada como de Física Térmica (termometria).

Se outra questão tratar sobre a comparação entre modelos planetários de Ptolomeu, Copérnico e Kepler (item ENEM 2009) (CLIQUE AQUI para ver o item) e o método cientifico moderno
Analizando de acordo com o conteúdo, a questão seria classificada como de Gravitação Universal (mecânica).

Seriam essas as classificações dadas na maior parte das análises feitas por grandes portais educacionais. Essa análise, ao meu ver, peca por não levar em consideração a habilidade que está sendo avaliada. Se levarmos em consideração que os dois itens estão avaliando a capacidade do estudante de confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas (habilidade 03 da competência 01) essas questões não apareceriam separadas (nas estatísticas das provas) e sim juntas.

Perceba que algumas habilidades (como a do exemplo) podem estar relacionadas com diversos conteúdos do programa de Física (e Química, e Biologia). 


Como o elaborador montará o item de acordo com as habilidades que serão cobradas, as estatísticas das provas deveriam ser baseadas nelas, não nos conteúdos.

Por isso, todas as postagens do Desvendando HABILIDADES ENEM serão preparadas para deixá-lo(a) preparado(a) para itens feitos para avaliar as habilidades. Percebe a IMPORTANTE diferença?
 

E aí? O que achou?
Ficaram claras as informações do texto?

 Que tal assistir a um vídeo onde falo um pouco mais sobre isso? Gostou da ideia não foi?

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTsh429wD_Q7jTXkLv1HjWQ1WntA5hFF3uWaxml6QSIRYfmLEms5g
Inscreva-se em meu canal no youtube
e fique sabendo assim que o vídeo for postado

Alguma dúvida? Deixe-a nos comentários.

Será um prazer tentar esclarecer quaisquer dúvidas.


VOLTE SEMPRE

#LQVP
















Nenhum comentário: